Cinque Terre
MC 02. Música, audiovisual e política
Vitor Pinheiro Grunvald (Universidade de São Paulo) - Coordenador/a, Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz (UFF) - Coordenador/a, Vitor Pinheiro Grunvald (Universidade de São Paulo) - Ministrante, Alice Martins Villela Pinto (USP) - Ministrante
"Nos últimos anos, temos observado um aumento crescente do interesse de pesquisadoras/es tanto em relação à utilização de ferramentas audiovisuais em seus trabalhos de campo quanto no que concerne a imagens e sons agenciados pelos diversos sujeitos em suas ações sociais. Este minicurso se propõe a pensar interfaces possíveis entre os campos da antropologia visual e antropologia da música, discutindo tanto aspectos metodológicos de realização audiovisual em seu cruzamento com pesquisas musicais quanto questões levantadas pela produção audiovisual e musical de artistas contemporâneas/os. A partir da noção de musicking, cunhada por Christopher Small em livro homônimo de 1998 e que traduzimos aqui por musicar, o fazer musical ampliou-se para incluir diferentes formas de engajamento com a música. Compor, ensaiar, performar, ouvir e falar sobre música, assistir e produzir videoclipes, dançar, etc, são todos aspectos da activity humana que ele chama de musicar. A partir desses caminhos, propomos uma activity que acontecerá em duas sessões nas quais abordaremos: (1) diferentes formas em que o fazer audiovisual e o musicar se entrelaçam a partir da obra de algumas/uns antropólogas/os e documentaristas e (2) como música, imagem e política se imbricam em algumas experiências contemporâneas de artivismo."
Resumos submetidos
Musicar local e produção audiovisual
Autoria: Alice Martins Villela Pinto
Autoria: Nessa sessão, abordaremos algumas experiências práticas em que o fazer audiovisual, gestado em projetos de pesquisas etnomusicológicas ou associado a produções documentais, opera como um modo próprio de musicar que se articula a outros fazeres musicais locais. Pretende-se lançar um olhar aos aspectos metodológicos da realização audiovisual nas diversas experiências à luz do paradigma do musicar local, a ser trabalhado no início da sessão.
Sons, imagens e políticas
Autoria: Vitor Pinheiro Grunvald
Autoria: Nessa sessão, enfocaremos um conjunto de experiências musicais contemporâneas que tem utilizado sons e imagens como armas políticas capazes de desafiar padrões e normas de gênero e sexualidade. Em especial, analisaremos tanto material textual quanto audiovisual, como letras de músicas e videoclipes, de forma a entender qual política é acionada e proposta por esses agentes.